Quem nunca ouviu aquelas famosas dicas: "...Dá um tranco que pega..." ou " ...joga na descida e mete a segunda marcha... " e essa então: " ... vai lá no piloto que eu empurro...", enfim, não importa a frase que você tenha ouvido, a verdade é que esta prática é muito comum e na maioria das vezes obtêm-se sucesso na execução.
Em algumas ocasiões, esta é a unica opção, porém, o que a maioria das pessoas não sabem é a dor de cabeça que o TRANCO pode dar, sendo desde um sério dano ao veículo até a causa de um acidente grave. Entenda .
Quando o carro está com o motor DESLIGADO, o sistema de freio deixa de funcionar com a ajuda do SERVO FREIO e o mesmo utiliza o VÁCUO gerado pelo motor quando está ligado para fazer com que o freio funcione de fato.
Levando em consideração está breve informação, sabe-se que se o veículo está desligado, logo, a eficiência do freio está comprometida, então, se você estiver em uma descida ou mesmo sendo impulsionado de qualquer outra forma, você não vai conseguir parar rapidamente o carro usando o pedal de freio e é aí que está o perigo, pois, nem sempre o carro pegará no TRANCO.
Quando se tenta dar o TRANCO no carro, ainda devemos considerar algumas questões como:
- O TRANCO vai de fato fazer o carro funcionar?
- Será que o carro realmente tem combustível e o marcador está funcionando normal?
- A geração de veículos com Injeção Eletrônica depende de um MÍNIMO de carga na bateria para que se ligue a bomba de combustível. Será que a bomba de combustível vai conseguir alimentar o motor na hora do TRANCO, sem combustível não há queima / explosão;
- O carro possui algum tipo de Alarme ou Corta-Corrente? Se sim e estiverem com defeito ou ativados o carro também não vai funcionar.
Além dos fatos citados acima, considere que pode ocorrer uma quebra ou rompimento da correia dentada no momento do TRANCO, e com isso também pode vir de brinde um entortamento das válvulas, danificar as cabeças dos pistões além do custo da própria correia, tensor, peças, mão-de-obra e 1 ou 2 dias na oficina. Brincadeira pode custar desde uns R$ 400,00 até R$ 1.500,00 para carros nacionais populares de pequeno porte e pode ser mais caro de acordo com o carro e o tamanho do estrago no motor, sem contar o custo do guincho em caso de não ter cobertura de seguradora.
Então pense bem e analise se o TRANCO vai ser a sua melhor escolha, pode ser que algum outro tipo de ajuda ou orientação será mais útil e segura.
Peça sempre que possível a ajuda de um profissional.
A Bateria & Cia - S.O.S. Baterias Campinas, realiza a venda e troca de baterias automotivas em domicílio e também o serviço de partida auxiliar para que você não precise arriscar o TRANCO. Consulte condições e locais de Entrega e Instalação em Campinas.
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