Sabe quando você está atrasado para algum compromisso e você tenta dar a partida no carro e ele simplesmente não liga o motor? Sim, na maioria das vezes é a bateria!
Com uma pontinha de esperança em sair com o carro, os motoristas saem desesperados atrás de um cabo de "CHUPETA", e quando conseguem o cabo fazem o procedimento com tanta pressa que acabam danificando os carros envolvidos ao fazer da forma errada.
O erro mais comuns neste procedimento é a inversão dos cabos POSITIVOS e NEGATIVOS, isso afetará instantaneamente o sistema elétrico dos carros, podendo queimar módulos, sistemas de som e alarmes e em casos extremos até um incêndio pode ocorrer.
Aprenda agora a forma correta e segura de realizar a famosa "CHUPETA" ou "Partida Auxiliar" .
1º) Certifique-se que o problema é realmente a bateria descarregada. Com ajuda de um multímetro, voltímetro, verificando se os equipamentos elétricos estão funcionando, se os faróis estão com a intensidade normal, se os vidros elétricos estão subindo e descendo na velocidade normal de rotina, enfim, qualquer sinal de anormalidade nas lâmpadas ou dispositivos elétricos do veículo pode servir indicio de bateria fraca ou estragada;
2º) Após se certificar que a bateria está ruim ou descarregada, providencie o cabo de "CHUPETA" e uma outra fonte de energia de 12 Volts, um outro veículo é o ideal;
3º) Comece identificando os terminais dos veículos sendo eles POSITIVOS (cabo vermelho) e os NEGATIVOS (cabo preto). Caso os terminais dos carros não estejam com os cabos nas respectivas cores (vermelho e preto), identifique os sinais + e - (positivo e negativo) que estão gravados nas baterias dos carros;
4º) Com o carro que servirá de fonte de energia (carro A) e o carro que receberá a carga (carro B) desligados, comece conectando os cabos, sendo o cabo vermelho no Positivo do CARRO A com o positivo do CARRO B e logo após o cabo preto no Negativo do CARRO A com o Negativo do CARRO B;
5º) Por motivo de segurança, confira novamente as conexões, se os cabos não estão invertidos, e se estiver tudo certo (positivo com positivo e negativo com negativo) você pode ir para o próximo passo;
6º) Dê a partida no CARRO A (fonte de energia);
7º) Se puder aguardar uns 5 ou 10 minutos para que a bateria do CARRO B receba uma pré-carga do CARRO A antes de forçar a partida, seria melhor. Caso não tenha este tempo disponível, pule a etapa 7;
8º) Certifique-se que todos os equipamentos elétricos do CARRO B estão desligados, e então dê a partida nele;
9º) Remova com cuidado os cabos um por vez e não encoste as "garras" dos cabos enquanto eles são desconectados dos carros.
ATENÇÃO, nunca deixe que o cabo positivo (vermelho) encoste em qualquer parte metálica do veículo que não seja no terminal positivo da bateria enquanto o procedimento está em andamento.
Pronto, seu carro já esta funcionando, mas não se iluda, é necessário que o veículo fique o maior tempo possível em funcionamento para que o alternador reponha a carga de volta à bateria do CARRO B, e o quanto antes leve seu carro para fazer o teste de carga da bateria e do alternador em profissionais especializados. Caso seja necessário a troca da bateria você será orientado.
A Bateria & Cia - S.O.S. Baterias Campinas, está a disposição para atender seus clientes fazendo os testes GRATUITAMENTE e NA HORA em nossa loja. Também atendemos em domicilio realizando a troca da bateria, e realizamos o serviço de partida auxiliar em domicílio, informe-se !
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