O nome é estranho, porém, o ZINABRE é muito comum nos terminais de baterias e até mesmo pilhas.
O ZINABRE ocorre devido a oxidação dos metais, na maioria que possuem cobre em sua composição. Estes metais constituídos com cobre quando expostos a umidade do ar e contendo gás carbônico, vão com o passar do tempo se oxidando e acumulando nos terminais resultando aquela crosta de cor azulada ou esverdeada que vemos nos terminais das baterias, em alguns casos, a oxidação é tanta que não se pode nem ver os terminais metálicos.
Nas baterias automotivas, quando ocorre o ZINABRE, é devido a reação química entre o oxigênio do ar, o ácido sulfúrico contido na bateria e o metal do terminal conector do cabo ou dos polos da bateria.
Quando acumulado em excesso, o ZINABRE pode causar o isolamento da passagem de corrente elétrica e também o super-aquecimento dos cabos, corrosão de metais, danificar pinturas, contribui para o mal funcionamento de equipamentos, entre outros males.
Como Remover o ZINABRE?
Existem vários "macetes" para a remoção do ZINABRE, até mesmo uma forma bastante curiosa que é a lavagem com Coca-Cola (não sei se é o mais apropriado), porém, entre os macetes existem formas de baixo custo ou até mesmo de custo zero que funcionam muito bem.
1º) ÁGUA QUENTE - Apenas uma lavagem simples com água quente, se preferir com ajuda de um pincel ou qualquer tipo escova ;
2º) SOLUÇÃO DE ÁGUA COM BICARBONATO DE SÓDIO - Também com a ajuda de um pincel ou escova, este método resulta em uma limpeza bastante satisfatória;
3º) SOLUÇÃO DE ÁGUA COM DETERGENTE - Lavagem simples, não tão eficiente mas já remove uma boa parte da contaminação do ZINABRE;
4º) APENAS ÁGUA - A forma mais simples e menos eficiente, ajuda na remoção mas requer maior empenho e mão-de-obra (em uma emergência já ajuda)
Após a remoção do ZINABRE, alguns cuidados são válidos, como por exemplo a aplicação de algum tipo de óleo ou lubrificante, vaselina, graxa, enfim, algo que possa criar uma fina camada isolante do metal com o ar. Esta ação requer uma manutenção periódica e não é 100% eficaz.
É muito comum o uso de "feltros" ou material sintético, tipo uma fibra ou tecido, embebidos com óleo ou lubrificantes, geralmente instalados na base dos pólos das baterias antes de se conectar os cabos (ficaria entre a base dos terminais das baterias e os conectores dos cabos), funciona muito bem se estiver sempre úmido com óleo.
Existem no mercado produtos específicos que ajudam a evitar o acumulo do ZINABRE, faça uma pesquisa e informe-se sobre o Custo X Benefício.
Ainda assim com todos estes cuidados, não há uma forma 100 % eficiente que anule o acumulo do ZINABRE, seria impossível fazer de uma forma barata ou de zero custo, pois, tudo depende das condições com que a bateria foi instalada (com muito cuidado para não abalar a integridade na junção do pólo da bateria e a caixa de plastico da bateria), a porosidade do metal ou uma minima folga entre o pólo da bateria e o terminal conector dos cabos, o uso extremo e sobrecarga do alternador (sistema de recarga) também podem ser os vilões da contaminação.
Nós da Bateria & Cia fazemos a limpeza como cortesia em nossa loja. Caso precise da substituição da bateria, temos o sistema de Entrega e Instalação em Campinas, ligue e informe-se sobre condições de entrega e instalação.
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